Folha de São Paulo, 21/09/2002 - São Paulo SP

Universidade privada concentra mercado
Grandes instituições foram as principais responsáveis pela expansão do ensino superior pago na década de 90

Antônio Gois da Sucursal do Rio

O ensino superior privado no Brasil cresceu na década de 90 impulsionado principalmente pelas maiores universidades. Um estudo dos pesquisadores Jacques Schwartzman e Simon Schwartzman, feito a pedido do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mostra que, em 2000, 5% das instituições concentravam 45% do total de alunos da rede privada.

Em 1991, o grupo das maiores universidades que representavam 5% do total concentrava 38% dos alunos, segundo dados elaborados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a pedido da Folha.

Essa concentração aumentou principalmente por causa do crescimento de grandes instituições de ensino superior. Em 1991, a maior universidade do país era pública (USP) e tinha 31 mil alunos. Em 2000, o título de maior passou para uma instituição privada (Unip), com 66 mil alunos, quase o dobro de alunos da segunda no ranking (USP), que possuía 34 mil. O estudo analisa as estratégias de mercado de instituições de pequeno, médio e grande porte e mostra que as instituições maiores possuem estratégia de crescimento baseada na oferta de mais vagas, com menos professores por aluno. <