Simon Schwartzman
Preparado para apresentação no VII Fórum Nacional, Instituto Nacional de Altos Estudos, Rio de Janeiro, 15 de maio de 1996. Publicado em João Paulo dos Reis Velloso (coord.), O Real, o crescimento e as reformas, Rio de Janeiro, José Olympio.Tese 1 - A educação superior brasileira precisa se expandir, e pelo menos duplicar nos próximos anos.Quadros
Tese 2 - O financiamento público da educação superior pública no Brasil está em seu limite máximo, e o sistema não tem como continuar a se expandir sem se diversificar e estimular a participação crescente do setor privado
Tese 3 - O "modelo único" da universidade brasileira não existe na prática, mas serve para justificar um sistema educacional extremamente elitista- Formação para as profissões liberais clássicasTese 4 - As tentativas de controle formal, burocrático e prévio dos sistemas públicos e privados precisam ser substituídas por mecanismos competitivos, associados a sistemas permanentes de avaliação e desempenho de resultados.
- Formação de elites
- Educação Geral
- Formação nas "novas profissões"
- Educação "vocacional"
- Formação de professores
- Formação científica
Quadro 1 - América Latina, taxas brutas de escolarização superior e gastos públicos por aluno (milhões de dólares, diversos países (1990)Referências Bibliográficas
Quadro 2 - Pessoas ocupadas de 10 anos ou mais de idade: classes de rendimento mensal de todos os trabalhos por grupos de anos de estudo
Quadro 3 - Demanda e acesso ao ensino superior, por grandes regiões, 1994
Quadro 4 - Gastos públicos com educação superior na América Latina, 5 países
Quadro 5 - instituições federais de educação superior - despesas executadas com recursos do tesouro e custo por aluno