Projeto de Pesquisa: a contribuição das universidades latinoamericanas para o desenvolvimento (2006-2007)


Este projeto, desenvolvido em parceria com o InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS), e com o apoio da Fundação Ford, teve objetivo examinar um grupo seleto de casos em diferentes países latinoamericanos em que centros e institutos de pesquisa universitários se mostram capazes de desenvolver projetos que têm, ao mesmo tempo, conteúdo científico e técnico de qualidade, e contribuam de forma significativa para o bem estar social e o desenvolvimento sustentado de seus países. O objetivo principal do estudo é identificar os arranjos institucionais, financeiros e acadêmicos que permitem a estas instituições desenvolver estes projetos e atividades.

Sabemos, pela literatura existente, que as conexões mais frutíferas entre ciência, tecnologia e inovação não obedecem a uma sequência linear, da ciência básica às aplicações (conforme os modelos de oferta) nem da demanda à pequisa aplicada e básica (conforme os modelos de demanda), mas ocorrem através de interações e negociações complexas que ligam os diferentes participantes dos processos de inovação, nas quais o papel empresarial e de liderança dos pesquisadores e cientistas é de grande importância. As instituições universitárias, tradicionalmente, estão organizadas de forma rígida, que dificultam o desenvolvimento destas novas formas de interação. No entanto, existem exemplos importantes de atuação inovadora que vão além destas limitações, e que o estudo tratou de identificar e difundir.

Os casos escolhidos em cada país buscaram cobrir instituições públicas e privadas, em diferentes áreas de atuação - tecnológica, de biociências, agrícola e socil-econômica, e além dos estudos de casos, disponíveis aqui, os resultados foram publicados em um livro consta de uma introdução, com a apresentação do tema da "Educação Superior, Pesquisa Científica e Inovação na América Latina" (Simon Schwartzman); capítulos gerais sobre "Incentivos e Obstáculos ao Empreendedorismo Acadêmico" (Elizabeth Balbachevsky); "Propriedade Intelectual: Política, Administração e Prática nas Universidades Latinoamericanas" (Carlos M. Correa) e "Financiamento das Relações Universidade - Indústria"" de Antônio José Junqueira Botelho e José Antônio Pimenta Bueno. Finalmente, há um capítulo para cada um dos países, com um panorama geral da pesquisa universitária e o sumário dos estudos de caso.

O livro está publicado em versão eletrônica em português, em versão espanhola pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC), e a versão em inglês está prevista para ser publicada pela SensePublishers.

Livros:

2008 - Universidades e desenvolvimento na América Latina: experiências exitosas de Centros de Pesquisa. Rio de Janeiro, Biblioteca Virtual de Ciências Humanas, Rio de Janeiro, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. (texto integral em português)
2008 - Universities and development in Latin America - Successful experiences of Research Centers, Rotterdam, SensePublishersm Global Perspectives on Higher Education volume 14
2008 - Simon Schwartzman, editor, Universidad y desarollo en Latinoamerica - experiencias exitosas de Centros de Investigación. Caracas, IESALC/ UNESCO (texto integral em espanhol)
2008 - Sylvie Didou Apetit e Eduardo Remedi Alioni, De la Pasión a la Profesión: Investigación científica y Desarrollo en México. Mexico, Casa Juan Pablo, 2008 (texto integral para downolad em espanhl)

 

Estudos de caso:

Argentina

Os estudos de caso de Argentina foram desenvolvidos por Ana Garcia Fanelli e colaboradores, e estão publicados como documentos de trabalho do Centro de Estudos del Estado y Sociedad de Buenos Aires:

Departamento de Economía de la Universidad Nacional de La Plata
Instituto de Investigaciones en Ingeniería Genética y Biología Molecular (INGEBI), Universidad de Buenos Aires-CONICET
Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA)
Instituto de Investigaciones Fisiológicas y Ecológicas Vinculadas a la Agricultura (IFEVA) - Universidad de Buenos Aires - CONICET

Brasil

Os estudos de caso do Brasil foram desenvolvidos sob a responsabilidade de Antônio José Junqueira Botelho. NEP Gênesis / PUC Rio, e colaboradores.

Escola de Pós Graduação em Economia e o Instituto Brasileiro de Economia na Evolução da Fundação Getúlio Vargas
Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo
Grupo de Pesquisa Morfológica e Topoquímica de Sólidos, Instituto de Química, Universidade de Campinas

Chile

Os estudos de caso do Chile foram desenvolvidos por Andrés Bernasconi, Universidad Andrés Bello, Santiago:

Centro Costero de Acuicultura y de Investigaciones Marinas, Universidad Católica del Norte
Centro de Ciencias Ambientales EULA-Chile, Universidad de Concepción
Centro de Investigaciones Jurídicas de la Universidad Diego Portales
Centro de Modelamiento Matemático de la Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas de la Universidad de Chile

México

Os estudos de caso do Mexico foram desenvolvidos por Sylvie Didou Aupetit e Eduardo Remedi Alione, e estão publicados em conjunto no volume "De la la pasión a la profesión - Investigación Científica y Dessarrollo en México:

Unidad Iraupuato de Cinvestav
Instituto de Biotecnología de la Universidad Autónoma de México
Centro de Física Aplicada y Tecnologia Avanzada de la Universidad Autónoma de México
Centro de Estudios Económicos de El Colegio de Mexico


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