Simon Schwartzman
Trabalho apresentado à mesa redonda sobre "Teoria e Método e as Ciências Sociais Brasileiras da Atualidade", XIV Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, outubro de 1990, e no seminário "Cientistas Sociais Hoje", Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1990. Publicado em A Redescoberta da Cultura, EDUSP, 1997.Underlying many of these policies has been a simplistic belief that well-defined pieces of knowledge can be straightforwardly requested and subsequently fed into a streamlined planning machinery. A large number of studies of processes of knowledge utilization have made it abundantly clear that this conception presents at best an oversimplified and distorted figure(7).A resposta a estas dificuldades da ciência dirigida de fora não poderia ser uma simples volta à noção da pesquisa científica como um puro mercado de idéias e um espaço para o desenvolvimento autônomo do saber desencarnado. O que se pretende assinalar, ao questionar as ambições exageradas da política científica, é a tendência a substituir o simplismo da ciência livre, que funcionou durante muito tempo pelo menos como ideologia de justificação da liberdade e autonomia da vida acadêmica, pelo simplismo do planejamento e da sobredeterminação política e econômica do trabalho científico.
O contexto institucional das ciências naturais e sociais | |||
ciências naturais | naturais sociais | ||
na origem das concepções científicas, | imagens leigas normalmente | inexistem | existem |
a autonomia institucional é | alta | baixa | |
no estágio de elaboração das concepções científicas | imagens leigas normalmente | inexistem | existem |
demandas externas ocorrem | raramente | frequentemente | |
instituições intermediárias são ontornadas | raramente | frequentemente | |
demandas externas tendem a | convergir | divergir | |
no estágio de difusão e aplicação de concepções científicas | imagens leigas normalmente | inexistem | existem |
instituições "missionárias" | existem | inexistem | |
os interesses dos consumidores e rodutores de ciência "pura"estão em | harmonia | conflito | |
Fonte: adaptado de Cornelis J. Lammers, "Mono- and poly-paradigmatic developments in natural and social sciences", in R. Whitley, ed., Social Processes of Scientific Development, London, Routlegde & Kegan Paul, 1974, p. 140. |
debates not only interminable, but understood to be inevitably so; conclusions drawn logically from premises, themselves drawn non-logically, and thus incommensurable; the appeal to objective standards of rationality, in the most shrill and assertive manner; and the constant (if implicit) claim to speak for some distinguished intellectual tradition, of which mere fragments and vestiges survive(8).A interpenetração do "interno" e do "externo" nas ciências sociais e nas humanidades tem raízes profundas no continente europeu. O marxismo nunca reconheceu a separação destes níveis a não ser como alienação, e suas verdades "científicas" sempre dependeram de validações político-partidárias e institucionais. A tentativa de Weber em traçar a linha divisória entre as vocações da ciência e da política não pode ser entendida fora do contexto do papel público que o intelectual alemão, ele inclusive, desempenhava. Na França, a debilidade da comunidade acadêmica nas ciências humanas do pós-guerra se combinou com o esnobismo do intelectual parisiense para gerar uma linhagem de autores incompreensíveis em sociologia, filosofia e crítica literária; que até hoje desfilam incólumes os leitores bestializados. Nos Estados Unidos, até quem sabe 1968, foi possível tentar desenvolver uma ciência social que copiava o estilo e as práticas de isolamento e auto-referência das ciências naturais, e aspirava a chegar um dia a níveis semelhantes de reconhecimento e impacto. Aos poucos, no entanto, a penetração do mundo externo foi se tornando inevitável, pelo fim da expansão do sistema universitário e pela pressão dos novos movimentos sociais, da moda das revistas literárias, da lógica implacável do mercado de best-sellers, das boas intenções das fundações financiadoras, e do prestígio dos convites das universidades européias. Nesta avalanche, antigas reputações foram esquecidas, novos valores surgiram como que do nada, os philosophes franceses foram descobertos com algumas décadas de atraso, e até nossa velha teoria da dependência teve seus dias de glória.
Características das carreiras superiores no Brasil com mais de 5.000 matrículas | |||
Cursos Noturnos (80% ou mais): | Mulheres Ingressantes (80% ou mais): | Cursos com muitos candidatos (mais de 8 por vaga): | Cursos com muitas desistências (40% ou menos de formados por ingressantes)1: |
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1 Exclui ciência da computação e processamento de dados, cursos criados em sua maioria depois de 1980. |