a. Produção de um conjunto básico de estatísticas e informações sociais, demográficas, econômicas e geográficas primárias2. Balanço das atividades em 1994
b. Produção de sínteses globais e estudos específicos
c. Coordenação do sistema estatístico e cartográfico nacional.
d. Organização e disseminação de informações
a. Estatísticas Sócio-demográficas3. As condições de funcionamento do IBGE
b. Estatísticas Econômicas
c. Pesquisas permanentes na área de geociências
d. Projetos da área de geociências
e. Formação e treinamento
f. Organização das informações para análise e difusão.
a. Estrutura4. Ações Estratégicas
b. Recursos Humanos
c. Orçamento
d. Instalações físicas
e. Base computacional
a. A publicação do Censo Demográfico de 19915. Conclusão: o futuro do IBGE
b. A missão do Statistics Canada
c. A reorientação das pesquisas econômicas
d. A pesquisa sobre padrões de vida
e. A reorientação da cultura computacional
f. A nova Classificação de Atividades Econômicas
g. Compatibilização com as estatísticas internacionais.
h. Novas formas de disseminação de informações
i. Recursos Humanos e Relações Sindicais
a. O projeto de contrato de gestão
b. As condições para a reforma: recursos, apoio, participação externa, envolvimento interno.
c. Custos
- rever a agenda de pesquisas do IBGE - sua missão institucional - à luz da experiência internacional contemporânea, das atuais prioridades nacionais e da existência de outras agências públicas e privadas no País, com as quais o IBGE deve colaborar;O IBGE não poderá fazer estas transformações sozinho. Além do envolvimento de seus técnicos e servidores administrativos, será necessário buscar a assistência de outros institutos de estatística mais desenvolvidos e trazer a contribuição de especialistas em reengenharia e desenvolvimento organizacional, sem descuidar da visão dos usuários e demandantes dos serviços do IBGE nas universidades, no governo e no setor empresarial. É um projeto de vários anos, que deve ser iniciado o quanto antes. Todo este processo deverá ser supervisionado por um Conselho Técnico formado por membros do governo, personalidades externas e dirigentes do IBGE, que dará a orientação e proporcionará o respaldo intelectual, institucional e político necessário.
- refazer seu núcleo central de competência, pela contratação de estatísticos, demógrafos, economistas, sociólogos, geógrafos, cartógrafos e engenheiros, e desenvolver programas intensivos e permanentes de formação e treinamento de pessoal;
- rever a atual estrutura organizacional com o objetivo de implantar um sistema adequado de projetos claramente identificados com responsabilidades e estruturas de custo definidas, e tornar a organização mais horizontal;
- rever e atualizar os processos administrativos correntes, com definições mais claras de responsabilidades, simplificação das tramitações e introdução de sistemas computadorizados de acompanhamento e controle;
- atualizar o sistema computacional, pela passagem da atual cultura centralizada de mainframe para um sistema descentralizado em redes interligadas de microcomputadores e servidores;
- rever o processo de produção, análise e disseminação das informações através da incorporação crescente de novas metodologias, em especial na área de amostragem, e de novas tecnologias, visando a agilizar e reduzir o custo na geração da informação;
- estabelecer mecanismos adequados para tornar as informações produzidas pelo IBGE mais rapidamente acessíveis para diferentes tipos de usuários - instituições governamentais, pesquisadores, empresas, estudantes;
- desenvolver a capacidade de gerar receita própria através de vendas de produtos, licenciamentos e convênios com instituições governamentais e não governamentais, de forma a reduzir a vulnerabilidade da instituição a restrições e instabilidades orçamentárias.
Remuneração Média: | 834,00 |
Nível Superior: | |
Média da Remuneração | 1.459,53 |
Maior Remuneração | 3.722,75 |
Menor Remuneração | 580,07 |
Nível Intermediário | |
Média da Remuneração | 709.63 |
Maior Remuneração | 1.652,30 |
Menor Remuneração | 318,62 |
Advogado | |
Média da Remuneração | 2.794,38 |
Maior Remuneração | 3.658,69 |
Menor Remuneração | 1,943,56 |
Base: Novembro de 1994. Fonte: SIAPE |
Orçamento 1994 | Proposta 95 | Proposta SEPLAN 95 | Revisão IBGE 95 | |
ATIVIDADES CORRENTES | 182,604.40 | 565,496.63 | 276,618.66 | 327,006.70 |
Pessoal | 133,115.18 | 359,403.35 | 173,093.56 | 223,481.60 |
Custeio | 44,809.94 | 158,989.02 | 96,739.86 | 96,739.86 |
Capital | 4,679.28 | 47,104.26 | 6,785.24 | 6,785.24 |
CENSO AGROPECUÁRIO | 8,423.02 | 92,970.76 | 5,440.98 | 8,093.00 |
Pessoal | 196.23 | 36,197.39 | 5,440.98 | 395.82 |
Custeio | 5,630.23 | 55,466.20 | 0.00 | 7,109.02 |
Capital | 2,596.56 | 1,307.17 | 0.00 | 588.16 |
CENSO ECONÔMICO | 1,015.52 | 88,489.28 | 5,996.36 | 16,498.00 |
Pessoal | 33.15 | 30,852.38 | 5,996.36 | 1,531.00 |
Custeio | 812.14 | 54,434.65 | 0.00 | 14,967.00 |
Capital | 170.23 | 3,202.25 | 0.00 | 0.00 |
CENSO DEMOGRÁFICO | 1,900.68 | 1,162.00 | 1,162.00 | 1,262.00 |
Pessoal | 7.14 | 157.10 | 157.10 | 157.10 |
Custeio | 1,763.75 | 852.90 | 852.90 | 852.90 |
Capital | 129.79 | 152.00 | 152.00 | 252.00 |
TOTAL GERAL | 193,943.62 | 748,118.67 | 289,218.00 | 352,859.70 |
Total corrente | 182,604.40 | 565,496.63 | 276,618.66 | 327,006.70 |
Total Censos | 11,339.22 | 182,622.04 | 12,599.34 | 25,853.00 |
Total Pessoal | 133,351.70 | 426,610.22 | 184,688.00 | 225,565.52 |
Total Custeio | 53,016.06 | 269,742.77 | 97,592.76 | 119,668.78 |
Total Capital | 7,575.86 | 51,765.68 | 6,937.24 | 7,625.40 |