Projeto Retorno – Avaliação do Impacto do Treinamento, no Exterior, de Pessoal Qualificado

Projeto Retorno – Avaliação do Impacto do Treinamento, no Exterior, de Pessoal Qualificado – 1971-2

Simon Schwartzman, coordenador

O PROJETO RETORNO foi uma pesquisa nacional sobre educação superior no exterior, realizada entre 1970 e 1971 pelo Instituto Brasileiro de Relações Intermacionais, em cooperação com o Departamento de Pesquisas da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas.

A parte central do projeto consistiu na aplicação de um extenso questionário a uma amostra representativa de cerca de 600 profissionais brasileiros com cursos superiores de longa e média duração no exterior. Através deste questionário, o projeto se integrou a uma série de estudos sobre educação no exterior realizados em todo o mundo por iniciativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR), sob a direção do Prof. William A. Glaser, do Bureau of Applied Social Research da Universidade de Columbia.

O projeto foi financiado com recursos da Subsecretaria de Cooperação Econômica e Técnica Internacional (SUBIN) do Ministério de Planejamento e Coordenação Geral, e do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais.

O projeto foi dirigido por Simon Schwartzman, e participaram da equipe técnica Magda Prates Coelho, Elisa Maria Pereira Reis e Renato Raul Boschi. Elisa Reis colaborou na redação deste relatório final, publicado em 1973.

Relatório Final 

Notas introdutórias

Primeira parte: Aspectos quantitativos. Dimensões gerais, o problema do “brain drain”” o universo da pesquisa, a amostra.

Segunda parte: quem vai para o exterior? Origem social, dados pessoais e familiares, mobilidade geográfica, situação profissional, mobilidade ocupacional, mobilidade social,.

Terceira parte: a ida ao exterior. Estudos no exterior, financiamento e obrigações, razões para estudar no exterior, a vida no exterior.

Quarta parte: a volta. O trabalho na volta.

Quinta parte: o futuro. Aspirações, emprego, influências para a migração, residência e imigração.

Conclusão

Apêndices.

Relatórios Parciais  

Bibliografia Internacional Comentada sobre Imigração e Retorno de Pessoal Quallificado (Renato Raul Boschi), Projeto Retorno, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e Escola Brasileira de Administração Pública, Dcoumento n. 1. 1971 –

Profissionais Basileiros Treinados no Exterior – 1960 a 1970. Projeto Retorno, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e Escola Brasileira de Administração Pública, Documento n. 2.

 1971 – Profissionais Brasileiros com Treinamento no Exterior (com Elisa Pereira Reis), Projeto Retorno, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e Escola Brasileira de Administração Pública

1971 – O Estudo Pós-Graduado no Exterior: características por ramo de especialização (Renato Raul Boschi). Projeto Retorno, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e Escola Brasileira de Administração Pública, 15 pp.

1971 – O Emprego, no Brasil, de Profissionais Treinados no Exterior (Magda Prates Coelho e Elisa Pereira Reis), Projeto Retorno, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e Escola Brasileira de Administração Pública, 11 pp.

1972 – Pesquisa Complementar – Projeto dos Empregadores – Relatório Final (Maria Lucia de Oliveira e Gilda Olinto do Valle e Silva) Projeto Retorno, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e Escola Brasileira de Administração Pública

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial