O Brasil tem hoje quase 80% dos estudantes de ensino superior no setor privado, em sua maioria em cursos a distância oferecidos por grandes grupos empresariais. Um texto ainda preliminar, em inglês, historiando sua evolução, descrevendo os diferentes tipos de instituições privadas e comparando as do setor privado com o público está disponível neste link do site do Instituto de Estudos de Política Econômica. Comentários, críticas e sugestões de melhoria são muito bem-vindas.
A expansão do setor privado começou após a reforma universitária de 1968, ganhou força nos anos 1990, quando o governo liberou instituições com fins lucrativos, e explodiu nos anos 2000, graças aos programas como PROUNI e FIES.
O resultado foi um sistema massivo, diverso e desigual. Há universidades confessionais e comunitárias, faculdades de elite em cursos seletivos e instituições de massa, focadas em diplomas rápidos e baratos. Desde 2015, a crise econômica reduziu os financiamentos públicos e acelerou a migração para o ensino a distância, que já responde por quase três quartos das novas matrículas.
Mas os desafios são enormes. Altas taxas de evasão, qualidade irregular, baixa eficiência e desigualdade entre carreiras colocam em xeque o modelo atual. Cursos de Medicina privados se multiplicam, a formação de professores está dominada pelo ensino remoto e a maioria dos estudantes se concentra em áreas de baixo retorno no mercado de trabalho.
Em 2025, novas regras do MEC limitaram fortemente o ensino a distância — proibindo, por exemplo, que Medicina e Direito sejam oferecidos online. Isso deve reduzir milhões de matrículas e encarecer o acesso, afetando sobretudo os mais pobres.
O estudo conclui que estamos chegando ao fim de um ciclo de expansão. O futuro dependerá de como equilibrar qualidade, acesso e sustentabilidade — num mundo em que a inteligência artificial, a automação e a queda do valor dos diplomas exigem formatos mais flexíveis, como microcredenciais, aprendizagem contínua e parcerias com empresas.
👉 O desafio é claro: garantir que o ensino superior não seja só um grande negócio, mas um caminho real de mobilidade social e formação de competências para o século XXI.