O sociólogo e as políticas públicas: ensaios em homenagem a Simon Schwartzman
Organizadores: Felipe F. Schwartzman, Isabel F. Schwartzman, Luisa F. Schwartzman, Michel L. Schwartzman
Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2009ISBN 978-85-225-0736-8
Sumário e Prefácio de Maria Helena Guimarães de Castro 7-10
Sobre Simon Schwartzman. Eunice Ribeiro Durham 11-26
PARTE 1 – QUESTÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
1. O Estado nacional como desafio teórico e empírico para a sociologia política contemporânea. Elisa P. Reis 27-52
2. Bases do autoritarismo revisitado: diálogo com Simon Schwartzman sobre o futuro da democracia brasileira. Bolívar Lamounier 53-66
3. Três sociólogos e um arquivo. Helena Bomeny e Vanda Ribeiro Costa 67-78
4. Sobre modelos, sua transferência e transformação no campo da educação superior: na esteira de Simon Schwartzman. José Joaquín Brunner 79-96
PARTE II – OBJETOS DE PESQUISA E POLITICAS PÚBLICAS
5. Desigualdade e indicadores sociais no Brasil. Francisco Vidal Luna e Herbert S. Klein 97-116
6. O declínio recente da pobreza e os programas de transferência de renda. Sônia Rocha 117-134
7. Por que a educação brasileira é tão fraquinha? Cláudio de Moura Castro e João Batista Araújo e Oliveira 135-154
8. A internacionalização da formação de doutorado, o mercado de trabalho acadêmico no Norte e a circulação de cérebros latino-americanos. Jorge Balán 155-174
PARTE III – PESQUISA E AVALIAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
9. Pensando e mudando a atividade estatística brasileira. Nelson de Castro Senra 175-198
10. Avaliação externa em novas versões: a voz dos estudantes no ensino superior britânico (2003-08). Maria Helena de Magalhães Castro 199-214
11. Avaliação da qualidade da educação escolar brasileira. José Francisco Soares 215242
12. Controle externo: a função esquecida do Legislativo no Brasil. Charles Pessanha 243