Inflação de Diplomas

(Publicado em O Estado de São Paulo, 12 de abril de 2024)

Se há uma quase unanimidade no Brasil é que o país precisa de mais educação, e isto tem justificado um investimento cada vez maior no setor. Entre 2012 e 2023, a proporção de pessoas entre 18  e 40 anos com ensino médio completo ou mais passou de  53% para 71%, e com educação superior, de 11 para 19%. A estimativa é que, em 2018, o dado mais recente que consegui, o país tenha gasto 6.6% do PIB com os alunos da rede pública, dos quais 1.4% no ensino superior. E isto sem contar os gastos com aposentadorias e pensões de professores, bolsas de estudo, além do crédito educativo e Prouni, que beneficiam o ensino privado. É muito ou pouco? Afinal, ainda temos muita gente que não completou o ensino médio, e a educação superior deveria ser para todos. Vamos investir mais? Que tal gastar 10% do PIB, como aprovado, mas nunca cumprido, pelo Plano Nacional de Educação de 2014? Tirando de onde?

Antes de fazer isto, seria interessante refletir sobre um trabalho recente de pesquisadores do IPEA sobre a relação entre a educação e o mercado de trabalho no Brasil[1]. O que eles fizeram foi, com base na Classificação Brasileira de Ocupações, verificar qual o nível educacional requerido para cada uma delas – fundamental, média, superior – e depois, com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, verificar a proporção de pessoas que estão trabalhando em atividades abaixo, equivalente ou superior à sua formação, entre 2012 e 2022.

Os resultados são impressionantes. Nestes dez anos, a proporção de pessoas sobre-educadas, ou seja, com mais educação do que o requerido pelas ocupações que desempenham, passou de 26% para 37% do total, enquanto a de sub-educados, ou seja, pessoas trabalhando em atividades que requerem mais educação do que as que têm, caiu de 32 para 20%. É um caso claro de inflação educacional, em que se emitem cada vez mais títulos que o mercado de trabalho não tem como absorver. A maior parte dos sobre-ocupados são de nível médio, cerca 50%, mas a proporção entre os de nível superior também é alta,  pouco mais de 30%. Os dados mostram ainda que a grande maioria das ocupações existentes não requer muita educação.  Este quadro praticamente não se alterou nos últimos dez anos, exceto na indústria de transformação de alta tecnologia, em que há uma polarização, com mais trabalhadores de formação superior e de educação fundamental, e menos de educação média. Mas é um setor pequeno, com menos de 5% dos empregos.

Os autores não especulam muito sobre as razões deste quadro, exceto para dizer que ele deve ter sido afetado pelas crises no mercado de trabalho que vêm ocorrendo no Brasil desde 2015. Mas uma lição que podemos tirar é que não basta dar mais educação para que as pessoas se tornem mais produtivas.  Outra possível conclusão seria que se trata de um problema dos conteúdos da educação. Para obter um emprego compatível, não basta ter um diploma de nível médio ou superior, é necessário que este diploma esteja associado às competências que o mercado de trabalho requer. Mas, mesmo que esta associação exista, o mercado de trabalho tem uma lógica que depende de muitos fatores, dentre os quais a disponibilidade de recursos humanos qualificados é somente um – uma condição necessária, mas não suficiente.

A conclusão mais geral é que não faz sentido continuar aumentando os investimentos em educação de forma indiscriminada, isto só produz inflação de diplomas.  Além da grande frustração dos que não conseguem trabalhos condizentes com sua formação, existem os milhões que gastam tempo e dinheiro aprendendo coisas que nunca usam e  logo esquecem, os que abandonam seus cursos antes de terminar, e os que desistem e  saem cedo do mercado de trabalho, sobretudo mulheres.

 Claro que a educação tem outros objetivos além de preparar as pessoas para o trabalho –  formar pessoas mais cultas, mais solidárias, melhores cidadãos, com capacidade de aprender e lidar com uma sociedade em constante transformação. Mas, se as pessoas que se formam, sobretudo em nível superior, não conseguem trabalho compatível com seu nível de formação, e isso vem aumentando, algo está errado.  

Existe uma prioridade clara, que requer investimentos, que é a educação fundamental de qualidade, até os 15 anos de idade. É neste nível também que a questão das desigualdades deve ser enfrentada – não há política de ação afirmativa nem incentivo financeiro que consiga compensar as desigualdades de formação inicial. A partir daí, é necessário abrir espaço para caminhos alternativos, inovações e flexibilidade. A reforma do ensino médio, felizmente salva pelo Congresso em suas ideias centrais, pode contribuir para isto, se bem conduzida. E, no ensino superior e pós-graduação, é importante ser seletivo no uso de recursos públicos,  deixando de subsidiar sem maiores critérios as ilusões do diploma salvador, como se ele pudesse compensar pelas disfunções econômicas e institucionais que mantêm o país no atraso, e os jovens sem poder fazer uso de seu potencial.

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[1]Carvalho, Sandro Sacchet, e Maurício Cortez Reis. “Evolução da sobre-educação no mercado de trabalho no Brasil entre 2012 e 2022: primeiros resultados.” Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise. (IPEA), 2023.

Author: Simon Schwartzman

Simon Schwartzman é sociólogo, falso mineiro e brasileiro. Vive no Rio de Janeiro

6 thoughts on “Inflação de Diplomas”

  1. Ótimo texto! Me faz refletir um pouco sobre a minha própria condição de jovem recém saído de um combo de graduação, mestrado e doutorado na área da saúde. Ao longo dos últimos 11 anos aprendi metodologia de pesquisa, algumas técnicas na área de genética e imunologia, escrita acadêmica e idiomas, dentre outras competências. Como bem colocado, a grande proporção dos empregos não requer a qualificação ou as habilidades que possuo. Mesmo na área de saúde, necessita-se de um perfil mais técnico, de produção em massa. Apesar disso e de me sentir mesmo um pouco frustrado por não conseguir colocação imediatamente após minha formação, não sinto que esses anos foram desperdiçados pura e simplesmente. Na verdade, sinto que possuo uma certa flexibilidade cognitiva e até um repertório que me permitem acessar novas habilidades mais facilmente se necessário. E esse é um ponto em que a educação faz diferença, na minha opinião. Enquanto aprender uma profissão para satisfazer as necessidades mercadológicas e de subsistência é certamente importante, aumentar a capacidade cognitiva deveria ser um objetivo até mais relevante. Como bem exposto, as transformações são constantes. Um exemplo são as tecnologias de inteligência artificial, que há apenas 15 anos eram incipientes e que possuíam um mercado que era apenas potencial. Mesmo a educação profissional não conseguiria dar conta de formar pessoas exatamente como o mercado queria. Prova disso é o bom número de pessoas sem qualificação específica que acabaram enveredando por esta área. Educação de qualidade em todos os níveis é um ponto importante para prover à comunidade indivíduos com um bom grau de adaptatibilidade.

  2. Leitura instigante, adoro o tema! Tanto que trouxe alguns pontos para melhor compreender o propósito dessa publicação, vamos lá (se me permite):

    Considerando a alta proporção de pessoas com formação superior trabalhando em funções que não exigem tal qualificação, como o Sr. vê o papel das competências específicas versus o diploma? Existe espaço para um sistema mais flexível que valorize as habilidades práticas ao invés de apenas a certificação formal?

    O Sr. mencionou que muitos dos empregos disponíveis no Brasil não requerem educação avançada. Como deveríamos então realinhar os currículos educacionais para melhor atender às necessidades do mercado de trabalho? Que tipo de parcerias poderia ser estabelecida entre instituições educacionais e setores industriais para facilitar esse alinhamento?

    Enfim, são temas que me instigam há algum tempo.
    Grande abraço!!!

    1. Marcos, estes dois caminhos que você sugere tem sido muito adotados fora do Brasil. A cooperaçao do setor produtivo com o sistema escolar é o cerne do sistema de aprendizado desenvolvido ha décadas na Alemanha e adotado em muitas partes. Mais recentemente, há um forte movimento no sentido de proporcionar “microcréditos” especializados em combinaçao ou no lugar dos diplomas genéricos tradicionais.

  3. Simon, muito obrigado pela reflexão. Você aponta que o objetivo da educação não é só para preparar a pessoa para o mercado de trabalho, mas também “formar pessoas mais cultas, mais solidárias, melhores cidadãos, com capacidade de aprender e lidar com uma sociedade em constante transformação.”

    Dada a aceleração das transformações pelas quais a sociedade e mundo passam nos últimos 150 anos, mas sobretudo nas últimas décadas (principalmente mudanças culturais, tecnológicas, ambientais, e os modos de vida decorrentes da nossa avassaladora urbanização), eu penso que estes outros aspectos da educação que transcendem a questão do mercado de trabalho são na verdade os mais importantes. Afinal, a única garantia que me parece que temos é que teremos mais mudanças. E queremos gente que consiga lidar com um mundo em constante mudança para criar uma sociedade que todos nós queremos. Os dois ângulos estão em tensão: um foco extremo no mercado de trabalho pode levar a uma sociedade atomizada/individualista que não guia a si mesma, apenas vai no “piloto automático” e otimizando o individual, geral uma distopia coletiva. Penso que uma educação que olha para além do mercado de trabalho é a única maneira sistemática que temos de evitar tal tragédia.

    Eu gostaria de perguntar se tem algum texto seu, ou alguma referência que você gosta, que discute a educação contrastando esses dois ângulos: o do mercado de trabalho, e daquilo que, digamos, “transcende o mercado”.

  4. Simon, só uma observação, acho que o elemento básico q está sob este quadro educacional é a busca do prestígio que o diploma de nivel superior estabelece em nossa sociedade. Mto provavelmente nossas políticas públicas de expansão do ensino superior estão conectadas às demandas sociais de busca de prestígio. As pessoas estão dispostas a pagar pelas deficiências de formação profissional em troca do acesso à graus superiores na escala de prestígio social. Nesse caso é o mercado de bens simbólicos que afeta sobremaneira as decisões políticas sobre a expansão do ensino superior.

    1. Sim, certamente. Mas a expectativa é que o prestígio traga outros benefícios, e não se sustenta sozinho, me parece, quando estes outros benefícios, começando por um trabalho apropriado, não se materializa.

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