A “barriga” do Estadão

Em editorial do dia 14 de outubro, sobre “Os Números do ENADE”, o jornal O Estado de São Paulo fala dos dados do ENADE e repete a afirmação equivocada do Ministério da Educação de que “dos 7.228 cursos avaliados no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cerca de 30% obtiveram conceitos 1 e 2, o que equivale à reprovação”.  No final, ele cita também uma nota deste blog em que mostro que  “o  MEC se limita a apresentar os conceitos de avaliação sem, contudo, definir os pontos necessários para classificar um curso como ruim ou excelente em cada área do conhecimento”.

Das duas, uma. Ou o que eu disse antes era certo, ou seja, de fato as notas são distribuídas aproximadamente conforme a curva normal ao redor da média, e não existe padrão de referência para dizer o que equivale ou não à reprovação, e neste caso  o Estadão, que se supõe ser uma publicação séria, não deveria estar endossando os equívocos do MEC;  ou o editorialista não concorda ou não entendeu o que eu disse, e neste caso deveria, quem sabe, fazer melhor o seu dever de casa.

Author: Simon Schwartzman

Simon Schwartzman é sociólogo, falso mineiro e brasileiro. Vive no Rio de Janeiro

3 thoughts on “A “barriga” do Estadão”

  1. Prezado Simon:
    Boa noite!
    De fato, a curva normal mostra quais cursos estão nos quartis acima e abaixo da média.Caso e média obtida pelos cursos seja baixa, os cursos colocados nos quartis médio superior e superior não são necessariamente notáveis, mas menos críticos em uma situação de carência educativa generalizada, ou seja “são a nata do lixo, do lixo da aldeia…do meu …” Para lembrar aquela estrofe tão cantada por um grande compositor nacional.
    Pois bem… Se está afirmativa é verdadeira, há que se definir o que significa ser um curso de boa qualidade, quais suas características, qual o seu custo, etc. A curva normal da um sinal, mas não mostra o caminho.Este caminho precisa ser traçado, para todos os níveis de ensino.De maneira geral, não temos parâmetros de qualidade para nenhuma área social.
    Atenciosamente,
    Ana Maria de Rezende Pinto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial