Samuel Pessoa: a Educação Básica no Brasil|Samuel Pessoa: Basic Education in Brazil

edbasicaA propósito do livro sobre Educação Básica no Brasil, sendo lançado esta semana, escreve Samuel Pessoa:

Da combinação entre esses dois elementos – o passar do tempo e a ação humana – surge uma palavra crucial para o entendimento do espírito que norteia este livro: a idéia de “processo”. Ao longo dos últimos 20 a 30 anos, o Brasil deu passos significativos no sentido de se tornar um país mais maduro. Nos anos 80, o país recuperou as liberdades democráticas, pilar do desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Na década de 90, conseguiu vencer a hiperinflação e aprovou reformas importantes para a modernização econômica e institucional do país. Finalmente, na década atual, ampliou o acesso ao consumo de amplas camadas da população e fez avanços importantes no ataque a uma das maiores chagas da vida do país, representada pela elevada desigualdade na distribuição da renda.

Também na área da educação aplica-se a noção de processo e também nessa área houve uma evolução positiva, tanto na gestão de FHC como na de Lula. Se na gestão do Ministério da Educação na segunda metade da década passada e no começo da atual o Brasil experimentou uma evolução favorável, com destaque para o acesso praticamente universal das crianças ao ensino fundamental e a criação de um abrangente sistema de avaliação, nos últimos anos também foram dados passos que merecem aplausos. Cabe citar, nesse sentido, o aprimoramento de mecanismos de avaliação do ensino básico, culminando com a adoção de metas de melhoria de indicadores educacionais, a serem atingidas pelo país, redes de ensino e escolas. O Compromisso Todos pela Educação, com metas para o início da década de 2020, se efetivamente implementado até lá, marcaria a vigência de novas e importantes conquistas nos próximos anos.

Esta obra é uma contribuição ao debate sobre a educação no Brasil, que busca definir os passos futuros desse processo, procurando identificar as áreas em que se deveriam concentrar as atenções das autoridades na próxima década. O Brasil terá que adotar mudanças importantes na área do ensino, em relação às práticas vigentes tradicionalmente. Em particular, terá que ser cobrada uma melhora conjunta do desempenho, não só dos alunos, como também dos professores. A idéia de que temos que passar da fase de “mais” educação (entendida como o aumento do percentual de crianças na escola) para uma educação de melhor qualidade, é um denominador comum dos capítulos deste livro. Para isso, conjuntamente com o aprimoramento dos sistemas de avaliação, também devidamente enfatizados nos capítulos que o leitor encontrará nas próximas páginas, será importante desenvolver mecanismos de estímulo à melhoria do desempenho dos professores, vinculados ao aprendizado e às notas dos alunos. A proliferação dessa cultura de incentivos tem o potencial de constituir uma verdadeira revolução no campo da educação brasileira. Nessa caminhada, haverá resistências a serem vencidas, mas será necessário enfrentá-las, para que a educação da geração dos nossos filhos e netos seja melhor que a que o país teve nas últimas décadas.

Author: Simon Schwartzman

Simon Schwartzman é sociólogo, falso mineiro e brasileiro. Vive no Rio de Janeiro

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